Primeira Exposição de Bulldog

 

Philo Kuon
PHILO-KUON

Os Ingleses foram os pioneiros na cinofilia mundial e o Bulldog foi o centro de estudos e atenções nesta época histórica quando, em 1864, para narrar como seria o tipo de excelência no Bulldog, SAMUEL WICKENS redigiu o primeiro Standard de uma raça canina no mundo. Usou um Pseudônimo: PHILO-KUON pois naquela época era considerado vergonha escrever algo sobre cães. Em 1865, um ano após a redação do PHILO-KUON, um grupo de criadores da raça Bulldog Inglês fundou o THE BULLDOG CLUB (o primeiro Club de Bulldogs que antecedeu o atual).

O primeiro CLUB DE CINOFILIA DO MUNDO, que existe até hoje, chama-se THE KENNEL, foi fundado em 1873 portanto 8 anos após a fundação do primeiro Club dedicado a uma raça canina, o Bulldog.

Bulldogs do final do Século XIX
Bulldogs do final do Século XIX

O THE BULLDOG CLUB (O primeiro Bulldog Club) encerrou as atividades e, em 1875 foi fundado o THE BULLDOG CLUB INCORPORATED, que está em atividade até a presente data e coordena as atividades sobre a raça na Inglaterra, inclusive gerencía os três importantes campeonatos da raça: CRUFTS, BULLDOG OF THE YEAR e THE BULLDOG INCORPORATED, Shows aonde só adentram à pista Bulldogs que tenham títulos de Campeão.

Repassando a Cronologia :
1835 – Extinção dos BULL BAITINGS
1859 – Primeira Exposição de cães no mundo (Inglaterra)
1864 – Primeira redação de um Standard de uma raça canina no mundo, o standard conhecido por PHILO-KUON sobre o Bulldog (Inglaterra)

Bulldog do final do Século XX
Bulldog do final do Século XX

Primeiro Club dedicado a uma raça canina do mundo :

1865 – THE BULLDOG CLUB (Inglaterra)

Primeira Instituição Cinológica no mundo :
1873 – THE KENNEL (Inglaterra)
1875 – Segundo Bulldog Club: THE BULLDOG CLUB INC.(Inglaterra)
26/08/1988 – A última revisão do Standard da raça Bulldog Inglês

Nos U.S.A. a formação de um Club de Bulldog na América foi concebido inicialmente em 1890 por H.D.KENDALL e LOWELL MASS. Os criadores Estadunidenses eram cidadãos proeminentes, nestes dias, e entre outras coisas importavam muito dos melhores Bulldogs da Inglaterra para a América para começar a sua criação no dito país como muitos ainda fazem hoje. Estes mesmos homens trabalharam sem cansaço para promover com êxito exposições especializadas no começo deste século e foram os responsáveis pela popularização dos Bulldogs, despertando o interesse pela raça em todo o país. No começo o STANDARD usado era o do ENGLISH BULLDOG CLUB, mas havia a insatisfação por parte de alguns membros que acreditavam que não era tão conciso ou informativo como deveria ser. Desenvolveram um STANDARD AMERICANO em 1894, primeiramente denominado : AMERICAN BRED-BULLDOG.

Surgiram protestos por parte dos Ingleses com relação ao nome dado a uma raça reconhecidamente Inglesa. E descontentamento por parte de muitos Criadores estadunidenses com alguns itens inseridos neste Standard.

Depois de um longo e meticuloso trabalho um novo STANDARD foi apresentado aos membros para a sua consideração e aprovação e votado para ser usado. Este STANDARD datado de 1896 é o que se usa atualmente. Foi adotado pelo BULLDOG CLUB OF AMERICA e aprovado pelo AMERICAN KENNEL CLUB em 1896. Foi revisado em 20 de Julho de 1975.

STANDARD conhecido no Brasil como; STANDARD DO BULLDOG (A.K.C.)

OS STANDARDS do THE KENNEL (Oficial F.C.I.) e o STANDARD DO AMERICAN KENNEL CLUB (A.K.C.) seguem até os dias atuais com diferenças descritivas para o que se considera o Bulldog de Excelência.

No mundo inteiro eclodiram BULLDOG CLUBES (Clubes especializados na raça Bulldog Inglês), estes Clubes utilizam STANDARD do THE KENNEL. STANDARD OFICIAL DO BULLDOG INGLÊS reconhecido pela F.C.I. (É o standard número 70 da F.C.I.)

No Brasil, os Criadores GILMAR J.S.DE BARROS e LUÍZ ANDRÉ C. CAMARGO após idealizarem o BULLDOG CLUB DO BRASIL, iniciaram uma mobilização nacional que culminou com a adesão de 29 Criadores da raça, entre estes, todos os nomes de expressão no panorama da criação da raça no país.

A 22 de Abril de 2000 consolidou-se a fundação do BULLDOG CLUB DO BRASIL.

O mundialmente famoso e original Bulldog Inglês chega ao início do terceiro millennium como um “CLÁSSICO”, uma raça que jamais sai da moda. Um cão destinado a um seleto grupo de pessoas que possuem sensibilidade para apreciar este ser vivo dotado de qualidades estéticas da mais alta classe.

Continuar lendo >> O que é o Standard?

Fonte: http://www.bulldogclubdobrasil.org/bulldog.asp

Carimbo Fotos