História da Raça

 

Graças a seleção em certas regiões do Oriente se obteve uma variedade cão de tamanho gigante detentor de uma potente cabeça e um focinho mais curto com relação a cabeça que nos cães mais antigos de lobo, os spitz.

Histórico da raça Bulldog
Histórico da raça Bulldog

Os primeiros exemplares de Molossos eram cães de tamanho gigantesco, ossos grandes muito fortes. Dotados de um força incomparável e um valor ilimitado.

Surgiram em diversos países do Oriente. Em meados do Século VI a.C. foram introduzidos no continente Europeu, inclusive as Ilhas Britânicas pelos hábeis e instruídos navegantes mercadores Fenícios que haviam estabelecido uma florescente rede de rotas comerciais.

Estes Mastins que eram muito procurados por sua guerreira ferocidade e por seu insuperável valor, foram mesclados com os cães locais e os Britânicos desenvolveram uma espécie de molossóide chamado de “PUGNACES BRITANNI” de extrema ferocidade que foram utilizados pelos habitantes da Ilha para lutar contra os invasores Romanos .

Apesar de estarmos muito longe do atual Bulldog Inglês conhecendo os feitos extraordinários que estes molossos lutadores concretizaram poderemos entender com foi sendo forjado a têmpera e a história do cão
que acabou por se tornar o símbolo e orgulho de uma nação.

Continuar lendo >> Histórico da Raça

Fonte: http://www.bulldogclubdobrasil.org/bulldog.asp

Carimbo